MÓNICAS

Visão

       Numa intervenção direccionada para a população do sexo feminino, pretende-se que se tenham sempre presente os valores e os princípios do cuidar. Isto é, deverá estar subjacente o respeito pela individualidade de cada um, o poder de escolha, o poder de decisão e a autonomia da idosa. O cumprimento destes valores assume-se como fundamental para o respeito pelos direitos das residentes. 

      Intenta-se que haja uma melhoria da qualidade de vida da idosa, quer em relação ao seu estado de saúde, quer em termos sociais. Deve-se ter sempre presente, que esta qualidade de vida pressupõe que a cliente seja autónoma e que esteja em contacto com os sistemas que o envolvem: família, amigos, grupos comunitários, instituições, entre outros. Considera-se que toda esta articulação irá minimizar o isolamento a que se encontra sujeita esta população. 

      Pretende-se alcançar os resultados enunciados através da formação contínua dos colaboradores e dos Órgãos Dirigentes, da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, da criação de um grupo de voluntários e através da articulação com outras entidades de forma a promover a reintegração social.